17 de agosto de 2011

Adipros acolhe a pessoa idosa




Desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. Esse é o principal objetivo do projeto Convivência e Sociabilidade para pessoas idosas da Associação Diocesana de Promoção Social (ADIPROS), que atende diretamente sete grupos e orienta mais de trinta, entre os 100 existentes nas paróquias da Diocese de Joinville.

Um assistente social e voluntários de diversas áreas trabalham no atendimento direto a 258 idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade social. Indiretamente, mais de 1.500 são atendidos nas regiões dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Entre as principais ações estão atividades de convivência em grupo, organização de atividades ocupacionais de lazer e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a convivência familiar e comunitária, contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

Os grupos se reúnem uma ou duas vezes por semana, de acordo com calendário definido por cada grupo. Nos encontros são abordados assuntos que vão desde convivência, passando por direitos e deveres dos idosos, ginástica, atividades de lazer e de geração de renda.

Promover maior qualidade de vida aos idosos é a principal preocupação da ADIPROS, que trabalha empenhada em aumentar cada vez mais o número de pessoas atendidas por seus programas.


Informação:

A redução do número de idosos atendidos, de quase 600 para 258 ocorreu devido à redução do convênio Rede SAC em aproximadamente 88%.


Grupos Atendidos:

Senhor Bom Pastor, Pastoral do Idoso Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, Santa Luzia Amaba, Pastoral da 3ª idade, São Simião e Recanto da Amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!