5 de outubro de 2011

Celebração do Centenário da Presença Dehoniana em Jaraguá do Sul


No dia primeiro de outubro a Paróquia São Sebastião comemorou os 100 anos de presença dos padres dehonianos em Jaraguá do Sul –SC. Foram anos de conquistas e realizações coordenadas pelos padres e religiosos dehonianos que por aqui marcaram e marcam sua história, sempre unidos à incansável colaboração dos fiéis que não mediram esforços, das mais diversas formas, para manter a vida, a fé e a evangelização em Jaraguá do Sul.



No domingo, dia 02 de outubro, a igreja Matriz estava repleta de fiéis que vieram celebrar a Eucaristia agradecendo a Deus por todos os frutos desta presença dos Padres do Coração de Jesus. A missa foi presidida pelo superior provincial da província do Sul do Brasil, Pe. Leo Heck, e concelebrada por diversos padres que por esta cidade passaram e deixaram sua contribuição.


No início da celebração, Pe. Donizeti Queiroz, pároco atual, acolheu a todos e convidou para assistir um vídeo fazendo memória destes 100 anos, começados pelos padres missionários dehonianos vindos da Alemannha. Em seguida, foi lida uma mensagem enviada pelo superior geral dos dehonianos. Depois, Pe. Leo e Pe. Donizeti foram até a porta lateral da igreja, onde descerraram uma placa comemorativa.


Durante a celebração, três momentos foram muito significativos. Primeiro, a Palavra de Deus veio em procissão pelos corredores da igreja, trazida pelo Pe. Donizeti e o Pe. Diomar, recordando os primeiros dehonianos e a nova geração. Com a Palavra, havia fitas com as cores dos continentes, recordando o início do mês missionário. Depois, nas oferendas, a comunidade apresentou símbolos que recordaram alguns momentos da história de vida, fé e evangelização nesta cidade. Ainda, antes da bênção final, os seminaristas de Rio Negrinho fizeram uma apresentação mencionando alguns valores anunciados pelos dehonianos.


Após a missa, houve um almoço festivo no Salão Padre Dehon, com a presença de mais de 600 pessoas que vieram se confraternizar nesta data tão marcante.


“No entardecer da vida seremos examinados pelo amor” (São João da Cruz).


Padre Diomar, scj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!