19 de outubro de 2011

Missão na Ecologia

É com este tema que as Pontifícias Obras Missionárias motivam a Campanha Missionária do mês de outubro de 2011. A temática, como todos os anos, está ligada ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e a Vida no Planeta.”

A Campanha da Fraternidade e a Campanha Missionária se preocupam com a preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica. A Campanha Missionária do mês de outubro, no entanto, alarga os horizontes Cabe a ela dar ênfase à dimensão missionária. Todo o material enviado às paróquias se volta para a universalidade da missão.

A Missão Cristã no mundo de hoje e a visão teológica da Criação têm muito a aprender da atitude de respeito que Jesus mostrou em relação ao mundo natural. Não há apoio na Escritura Sagrada para uma sociedade consumista e descartável que destrói o mundo natural e produz montanhas de lixo não biodegradável e resíduos tóxicos.

Os discípulos de Jesus são chamados a viver levemente sobre a terra: “Nada leveis para o caminho: nem cajado, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas” (Lc9,3). Jesus não é motivado por um desejo de dominar e controlar o mundo da natureza. Ao invés disso, exibe uma atitude apreciativa e contemplativa perante a Criação que está enraizada no amor do Pai para todos os que Ele criou.

Os Evangelhos nos dizem que a Natureza desempenhou um papel importante na vida de Jesus. Missão é Cuidar da Obra de Deus saqueada pela cobiça humana. Jesus recomendou aos discípulos: “Juntai os pedaços que sobraram, para que nada se perca”. Essa recomendação vale também para nós hoje? Missão é recuperar a Obra de Deus poluída pela insensatez humana. Missão é respeitar os ritmos da Obra de Deus. É acolher os irmãos vítimas das migrações forçadas pelas mudanças climáticas fugindo da própria terra.

Missão é partilhar para amenizar os efeitos da crise alimentar, consequências das mudanças climáticas. Essas ameaçam piorar gravemente a situação de centenas de milhões de irmãos, vítimas da fome e da sede. O mundo precisa de homens e mulheres que se empenhem em lutar para aliviar o sofrimento do próximo.

Ecologia é “arrumação da casa”. A missão na ecologia é arrumação da casa para os filhos e filhas de Deus. Todas as religiões têm uma atitude de respeito e admiração pelo mundo em que vivemos.

Dia 23 de Outubro é o Dia Mundial das Missões. A missão renova a Igreja, revigora a sua Fé e identidade, dá a ela novo entusiasmo e novas motivações. Essa data não constitui um momento isolado do ano, mas uma ocasião preciosa para nos determos e meditarmos sobre como respondemos à vocação missionária. É o dia de nossa oferta material às missões, para que todos possam receber a mensagem de Salvação.

Oração Missionária 2011

Deus Pai,
Criador do céu e da terra,
Enviai por meio do vosso Filho,
O Espírito que renova todas as coisas,
Para que, no respeito e cuidado com a natureza,.
Possamos recriar novos céus e nova terra,
E a Boa Nova que brilhou na criação,
Seja conhecida até os confins do universo.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!