14 de outubro de 2011

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida da nossa Diocese!


Engana-se quem pensa que precisa viajar quilômetros até Aparecida (SP) para conhecer um Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia e Santuário de Mafra já completou 37 anos de história e de trabalho evangelizador. Cinco funcionários e dois padres – Dúlcio Araújo e Marcos Ferreira – são responsáveis pelas 17 comunidades que formam a paróquia. Mais de 100 pessoas estão envolvidas nas pastorais e, em época de festas, 400 leigos costumam se envolver nas atividades da igreja. Nesta reportagem, você vai conhecer o Santuário Nossa Senhora Aparecida da Diocese de Joinville.



Um pouco da história...


A comunidade do Santuário Nossa Senhora Aparecida nasceu para suprir uma necessidade do povo de Mafra, que reclamava que “não havia uma igreja para rezar, nem doutrina para os filhos”. A cidade crescia e com objetivo de trazer a igreja mais próxima do povo, foi convocada uma assembleia geral no dia 30 de janeiro de 1962.


Com a comissão formada, os membros saíram de casa em casa buscando recursos junto às famílias da comunidade. Com este trabalho o grupo conseguiu adquirir um terreno em frente ao Hospital de Mafra. Em um primeiro momento, a comunidade definiu como padroeiro São Vicente de Paulo. Mais tarde, no dia 16 de agosto de 1962, a comunidade recebeu uma nova Padroeira: Nossa Senhora Aparecida.


Em 18 de outubro de 1964 foi abençoada a pedra fundamental do Salão Paroquial. Daí em diante a igreja começou a crescer. Foram realizadas as missões populares na nova comunidade e a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida.


A comunidade Nossa Senhora Aparecida acompanhou o desenvolvimento do município e logo os moradores perceberam a necessidade de elevar a comunidade à categoria de paróquia, desejo realizado em 22 de outubro de 1972, através de decreto de dom Gregório Warmeling.


Em seguida começou a construção da nova igreja, atual santuário. Em 19 de junho de 1977, foi celebrada a primeira missa no Santuário, entronizando a imagem de Nossa Senhora Aparecida.


A imagem


A entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi feita solenemente na comunidade no dia 18 de julho de 1964. A imagem foi conduzida em uma grande procissão da residência do então presidente, até a igreja provisória de madeira. A imagem vive rodeada de flores trazidas todos os dias por fiéis, que depositam os vasos aos pés de Nossa Senhora Aparecida.


O sacrário


No dia 1º de outubro de 1978 foi instalado solenemente o Santíssimo Sacramento no cenáculo. O povo acolheu com uma grande procissão. O local, até hoje, contempla um espaço para que os fiéis possam fazer suas orações.


Celebrações


Com o objetivo de despertar a fé e a devoção à padroeira, em 12 de janeiro de 1973, foi criada a Missa da Corrente sem Fim, celebrada na intenção dos benfeitores do santuário. A partir desta data, no dia 12 de cada mês, é celebrada a missa em louvor à Virgem Maria.


O oratório


Construído em 2005, o oratório abriga uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. O local se transformou em um atrativo para o turismo religioso do município, já que contempla uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!