3 de outubro de 2011

Semana Nacional da Vida




De 1º a 7 de outubro comemoramos a Semana Nacional da Vida, e em 8 de outubro, o Dia do Nascituro. A Diocese de Joinville em comunhão com a igreja no Brasil quer promover e enaltecer a “Vida Humana no Planeta”, tema deste ano, apresentando o primeiro subsídio “Hora da Vida”, com temas para reflexão e celebração.



A Semana Nacional da Vida parte da dinâmica de defesa da vida e começou a ser celebrada bem antes de sua oficialização pela CNBB, em 2005.


A Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus, defende e instrui o homem como protagonista em favor da vida. Não é de hoje que os documentos da Igreja trabalham e defendem este tema.


Nestes 30 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do beato João Paulo II, percebemos claramente que família e vida são os dois grandes pilares da Igreja. No número 30 deste documento, lemos o seguinte: “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios, e de defender contra todas as insídias a vida humana, em qualquer condição e estado de desenvolvimento em que se encontre”.


Com efeito, o anúncio do Evangelho da Vida é “particularmente urgente diante da impressionante multiplicação e agravamento das ameaças à vida das pessoas e dos povos, especialmente quando é fraca e indefesa” (Carta Encíclica Evangelium Vitae, 3), afirmava o beato João Paulo II, que foi um grande defensor da vida.


Os caminhos de morte são muitos, mas nós escolhemos a vida. Daí a luta pela ecologia, pelos pobres, pela fome, pela inclusão social, das injustiças, desigualdades, até os animais estão sendo protegidos, tudo é uma sinfonia em favor da vida. Como não defender a dignidade, a humanidade, a originalidade do embrião, do feto, do nascituro? É neste mutirão que está o cuidado e atenção com as gestantes e a educação para o amor convocando namorados, noivos e casais a serem promotores da vida. “Que os lares sejam ninhos da vida” (Bento XVI) e que a vida seja acolhida, amada e respeitada nas famílias e na sociedade.


Cristo faz a vida livre, bela e grande e o reino de Deus é reino de vida. O mandamento “não matarás” (Ex 20,13) é revelação da vontade divina e expressão da lei inscrita na natureza humana. O direito à vida precede quaisquer outros direitos. Todas as culturas reconhecem o valor inviolável da vida.


Porque a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro?
A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse dom precioso que recebemos de Deus. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.


Mas quem é o Nascituro? 
É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.


Por que motivo a vida é um bem?
No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque “ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória” (cf. Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).


Assistimos hoje a novos desafios que nos pedem ser voz dos que não tem voz. A criança que está crescendo no seio materno e as pessoas que se encontram no ocaso de suas vidas, são exigências de vida digna que grita ao céu e que não pode deixar de nos estremecer. (DA 467).


Como Discípulos Missionários, somos chamados para defender e promover a Vida humana no Planeta.




Fonte: Volnei e Marivone Orthey Extekoetter - Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!