22 de dezembro de 2011

Santo São Silvestre


São Silvestre, noite da virada


Levando o nome do Santo, chamamos a noite do último dia do ano e o nascer do dia do novo ano de silvestre.


Está noite tão festejada por muitos, encheu-se de superstições e exageros. Para nós, cristãos, deve ser um momento de confraternização com os que amamos. Momento de ação de graças à Deus e de fortalecimento na fé, na certeza de que nossos Deus estará conosco em cada dia do Novo Ano. 


Primeiro dia do Novo Ano
Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz


No dia 1º de janeiro, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. A comemoração, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que Ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união entre os homens e o amor ao próximo, o Cristo.


Neste dia nos saudamos desejando: Feliz Ano Novo! Que tal juntamos a nossa saudação: “Um abençoado Ano Novo!” Abençoar é desejar que aconteçam coisas boas na vida de alguém. Abençoados por Deus, seremos ajudados a enfrentar nossas dificuldades e descobriremos que tudo o que acontece entra no plano do Pai.


Abençoado por Deus está aquele que se coloca diante do seu olhar, como filho disposto a fazer sua vontade. Que a saudação de um feliz e abençoado Ano Novo seja nosso desejo sincero de construir um novo mundo, alicerçado na justiça, na fraternidade e na igualdade. A paz trazida por Cristo, mas sempre de novo buscada e desejada pela humanidade, poderá ser encontrada somente quando a humanidade se reconciliar com Deus, com o próximo e com toda a criação por Cristo e em Cristo.


Sua história


Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.c. - ano em que morreu exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.


Em seu pontificado, São Silvestre estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares e colocou a Igreja em um novo contexto social e político. Uma das grandes realizações do papa foi o Concílio Ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo.


Os feitos do santo do último dia do ano em defesa da fé não param por aí. Com a ajuda do imperador, São Silvestre construiu as basílicas de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo, a Lateranense - que se tornou a residência dos papas - e a de São Paulo.


Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba/SP. As outras ficam em Viçosa/MG e Maringá /PR.


Fonte: saosilvestre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!