19 de março de 2012

Não esqueça o essencial!

Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma  caverna, escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do essencial.

Lembre-se, porém,  de uma coisa: depois que  você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do essencial..."

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas joias de grande valor. Fascinada pelo ouro e pelos brilhantes,  pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.

Esgotado o tempo, escutou o barulho da porta que se fecharia, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou.

Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero e o remorso permaneceram para sempre...

(Autor desconhecido)

Moral da história
Neste mundo capitalista que vivemos, muitos homens e mulheres, alimentados por seu consumismo, muitas vezes trocam as pessoas pelos bens materiais.

Muitas famílias, em troca de seu conforto, preocupadas com os custos materiais, deixam de ter filhos, ou até mesmo os esquecem nas escolas, nas ruas, na internet. Pois precisam trabalhar e juntar dinheiro, patrimônio para garantir um futuro que até mesmo desconhecem. Ao final de suas vidas, amargando a solidão, se dão conta que as coisas não trazem felicidade e não preenchem o vazio que permanece ao esquecer que as pessoas, os filhos, os amigos, são muito mais essenciais que tudo o que podemos juntar de bens materiais.

Temos uns oitenta anos para viver neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: "Não se esqueça do essencial!" Além das pessoas, são essenciais para nós os valores espirituais, a fé, a oração, o amor, a família, a vida. Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o essencial vai ficando sempre de lado. Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o que mais importa: "Nossa salvação!"

E quando a  porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá o que juntamos e nem as lamentações. Poderá ser tarde demais!

Então, pare e escute a voz de seu interior, que constantemente te recorda e pede para não esquecerdes o essencial. Olhe para suas mãos, para sua vida e se pergunte: o que mesmo você está juntando? Atrás de que você está correndo? Qual é mesmo o principal objetivo de sua vida?

Autor: Padre Ivanor Macieski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!