2 de maio de 2012

Ministério é exemplo de evangelização

Evangelizar através da música. Essa é a missão do “Coração de Maria”. O ministério existe há quatro anos, mas Volnete e Lindomar Hellmann já cantam há mais de 20 anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Itaum. O grupo, de seis integrantes, atua na animação da Matriz, do Santuário, em encontros da Pastoral Familiar e de casais.

Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras. É nesse momento que Volnete, Lindomar, Anderson Rech, Vânia Moraes Rech, Huberto José Tomio e Gisele Joaquim Tomio preparam as missas do mês.

“Nós somos evangelizadores. Muitos não sabem o poder que nós, como ministério de música, temos”, explica Volnete. Para ela, a escolha das músicas é fundamental para que o verdadeiro significado se cumpra. “A música é o encontro das pessoas humanas entre si. Não é qualquer música, nem toda música. Tem que ter um significado”, acrescenta.

Outra preocupação do grupo é trazer os jovens e as crianças para participarem da liturgia. “Esse deve ser um trabalho contínuo. Assim como não estaremos aqui para sempre, precisamos de novas pessoas para dar continuidade ao trabalho”, afirma.

Capacitar para evangelizar

Propiciar a formação é missão da equipe litúrgica. Pensando nisso, em 2011, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou a Formação Ministerial de Música Litúrgica. O principal objetivo era acabar com o mito de que grupo de música não participa de formação. “Além disso, é importante alimentar a vida cristã e fortalecer a pastoral no caminho de comunhão com Deus”, completa Volnete.

Cento e dezoito pessoas participaram dos quatro encontros de quatro horas de duração cada. Os encontros aconteciam aos sábados no período da tarde e domingo de manhã. Ao final do curso, quem não participou de algum momento teve a oportunidade de recuperar a aula e concluir a formação.

As aulas eram divididas entre momentos teóricos e práticos, textos de liturgia, canto litúrgico e ritos para prática. Ao final, técnicas vocais, exercícios de respiração e aquecimento vocal.

“Para eu que já participei foi uma motivação a mais. Para os novos, acredito que tenha sido importante para perceberem a implantação do livro na Matriz, a importância do canto litúrgico e a necessidade de que a missa ocorra com estes cantos. Temos que tomar cuidado, pois às vezes acabamos deixando tudo na mesmice e não podemos fazer as coisas de qualquer jeito. Para Deus, temos que fazer o nosso melhor”, esclarece Volnete.
 

Marcela Passos - Jornalista Diocese de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!