22 de maio de 2012

Seminário Filosófico Regional

“Levá-los a uma vida de liberdade com responsabilidade”. Esse é um dos objetivos do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), de acordo com o reitor, padre Adenir José Ronchi. Atualmente, 63 seminaristas de oito dioceses do Estado moram no local. Entre as atividades desenvolvidas estão a formação filosófica, educação física, vida de oração, leitura orante da palavra, missa diária, orientação espiritual, orientação psicológica personalizada e manutenção da casa.
Para que a convivência seja a mais harmônica possível, as atividades são divididas em departamentos (liturgia, pastoral, sociocultural, animação, economia, música e esporte) e setores de manutenção geral (capela, cozinha, horta, jardim e centro comunitário). “É uma experiência muito rica porque eles vêm de várias culturas e regiões do Estado e vão partilhando. O clima é muito bom por causa dessa diversidade cultural”, destaca o padre Ronchi.
Frequentemente os bispos visitam o seminário para acompanhar o trabalho e dar força aos jovens. Muitos padres também dão acompanhamento ao seu grupo diocesano. Nos finais de semana os seminaristas exercem suas atividades pastorais nas dioceses da região. “Sempre reforçamos que a qualidade dos sacerdotes depende da seriedade de sua formação”, acrescenta o reitor.
30 anos SEFISC
Este ano, o Seminário completa 30 anos de fundação. Pelo local já passaram vários padres da diocese, inclusive o atual reitor, que fez parte da primeira turma. Para comemorar a data estão sendo programadas várias festividades. Uma delas é a confecção do “Crônicas dos 30 anos”, um livro que pretende reunir um pouco da história do seminário com os registros de todos os acontecimentos deste ano. Além disso, foi criado um projeto que prevê uma celebração marcante para o dia 26 de cada mês.
O grupo da nossa diocese
Os seminaristas são divididos em grupos de acordo com a diocese à qual pertencem. Na casa da Diocese de Joinville, moram 13 meninos.




Confira abaixo os depoimentos de alguns deles:


“Desde que eu era muito pequeno eu chegava em casa das missas e queria fazer igual ao padre. Com o passar do tempo e o trabalho na paróquia e na comunidade, decidi seguir a vida religiosa. A convivência aqui é intensamente comunitária. É um laboratório para a vida que o padre terá em comunidade. Se não conseguir viver em comunidade aqui, dificilmente vai conseguir se relacionar com os fieis depois”.
Wilian Tolomiotti Claudio – Chefe da casa e da cozinha
23 anos – 3º ano de filosofia

“Sempre participei da igreja. Comecei como coroinha, tocava violão, até que recebi o convite de um padre. Fiz cinco estágios no seminário e pensei muito antes de entrar. Após decidir, fiz uma experiência de seis meses e tive a certeza de que era isso que eu queria. É um caminho de descobertas, de desafios. Mas o que me motiva é saber que, como padre, poderei ajudar várias pessoas, não apenas a minha família. E essa vida de oração, estudos e convivência vão me ajudar”.
Jeferson Junckes – 19 anos – 2º ano filosofia

“Minha influência para seguir o caminho religioso veio do meu irmão que é seminarista. Minha família passou por alguns problemas e minha mãe se apegou muito à igreja. Nesse período desperto a vocação em mim e em meu irmão. A convivência é um pouco difícil no começo pela diferença de conviver com outras dioceses, mas aos poucos vamos acostumando com a rotina de orações, estudos, trabalhos e esporte”.
Nelson Luis Böhr Júnior – 19 anos – 1º ano filosofia


Adote um Seminarista!
Para ajudar na manutenção dos seminários da Diocese de Joinville, foi lançada a Campanha Adote um Seminarista. O objetivo é conscientizar a comunidade da importância de ajudar os futuros padres da diocese. Cada família contribui com o valor que puder.
Para participar, entre em contato com o padre Adenir José Ronchi pelo e-mail sefisc@terra.com.br ou pelo telefone (47) 3350-0326.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!