19 de agosto de 2011

Dedicação e comprometimento com a vida apostólica





Natural de São José dos Campos/SP, ela veio de uma família simples, mas que nunca deixou de transmitir os valores essenciais para sua formação. O cultivo da fé e o amor pela Igreja foram os principais aspectos que estiveram presentes desde a adolescência de Adriana dos Santos, ou simplesmente Irmã Adriana. Desempenhando um importante trabalho com os jovens no Serviço de Animação Vocacional (SAV) e doentes de um hospital da região, Adriana conheceu a realidade da vida religiosa através de uma amiga.

Sempre envolvida nos trabalhos pastorais, ela acredita que seu chamado foi cultivado aos poucos. Adriana estudava, tinha amigos e possuía planos...Uma jovem como qualquer outra.
Ela revela que sua vocação foi despertada através de sua mãe, que convidou uma religiosa que visitava a família para ir a sua casa. “Lá, ela me entregando um ‘cartãozinho’, com o nome de uma Irmã responsável pelas vocacionadas da Congregação”, conta. Na época, ela não se importou muito com o fato, agradeceu a Irmã e guardou. “Deus utiliza de pessoas como seu instrumento”, reflete. Dois anos depois, uma jovem da crisma lhe convidou para fazer encontros com as Irmãs, que para sua surpresa, eram da Congregação Pequenas Missionárias de Maria Imaculada - a mesma da qual fazia parte a religiosa que lhe visitou anos antes.

Através da amiga, Adriana teve seu primeiro contato com a vida que anos depois, iria se dedicar. Segundo ela, nunca havia pensado em ser uma religiosa, apesar de admirar o trabalho desempenhado por elas. “Nossa vida é um mistério e o selo da consagração já estava no pensamento de Deus”, afirma. Por curiosidade, ela começou a participar dos retiros, e aos poucos, se envolveu com o carisma da Congregação e pela pessoa de Jesus Cristo.

Aos 17 anos, após o acompanhamento vocacional, Adriana tomou a decisão de ingressar na vida religiosa. No processo, ela relembra a importância das irmãs da congregação. “A alegria delas despertou em meu coração um desejo de responder com generosidade, amor e muita coragem”, salienta.

Segundo ela, a consagração religiosa consiste na doação completa para ajudar os pobres, jovens, doentes e crianças. Após professar seus votos, ela veio para Joinville em 1999, onde permanece até hoje. Irmã Adriana é formada em Serviço Social, e atualmente, trabalha na Gestão de Qualidade de um hospital público da cidade. Lá, presencia diferentes realidades. “No momento da doença, percebemos a fragilidade humana. É muito importante sermos presença de Deus para essas pessoas”, reforça.

Nos finais de semana, a religiosa contribui com o SAV na orientação e trabalhos vocacionais com os jovens, em eventos, encontros e retiros. E todas as atividades são desempenhadas com amor, seriedade e comprometimento. Feliz e realizada com a escolha feita, Irmã Adriana deixa uma mensagem aos jovens, para que respondam ao chamado da vocação:

“Se você sente uma inquietação em seu coração e um desejo de doar a sua vida, escute Deus lhe chamando... Deixe-se amar e chamar por Ele, pois a vocação e o seguimento é somente uma resposta de amor ao imenso amor de Deus. Se amamos é porque Ele nos amou primeiro! Contem sempre com meu apoio e oração!”

Por Francine Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!