10 de agosto de 2011

Diáconos serão ordenados presbíteros




A Diocese de Joinville convida toda a comunidade para a celebração eucarística onde serão ordenados presbíteros os diáconos Jean Prette, Marcos Ferreira e Marcos Viana. Será no dia 2 de setembro, às 19h30 na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville. Conheça um pouco da trajetória de cada um:

Jean Prette

Jean Prette tem 27 anos. Nasceu em Brusque, município localizado no Vale do Itajaí. Seu pai trabalhava como operário e sua mãe cuidava do lar e trabalhava como cabelereira.
Sua infância foi marcada pelo clima de fé da família. Desde pequeno, participava das missas dominicais, encontros bíblicos nas casas, oração do terço e sempre acompanhava minha mãe em encontros que aconteciam na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.
A vocação ao sacerdócio começou cedo. Já aos 11 anos de idade, iniciou um curso vocacional por correspondência, com seminaristas teólogos da Arquidiocese de Florianópolis. Em 1998, ingressou no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja. Em seguida, iniciou os estudos de Filosofia em Florianópolis e os concluiu em Brusque.
No ano de 2006 deu sequência aos estudos de Teologia em Florianópolis. No decorrer dos estudos teológicos que foi para Loppiano – cidadela do movimento dos Focolares, na Itália. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março deste ano.

Marcos Ferreira

Filho de Antônio Romário Ferreira e Hilda Pereira de França, nasceu em uma família de 13 irmãos, na localidade de Serra da Palmeira, no município de Pitanga, estado do Paraná.
Educado dentro de uma religiosidade popular tradicional, realizava a oração do terço em família, novenas de natal na vizinhança, e todos os domingos participava da celebração na Igreja Nossa Senhora da Paz.
Em 1988, sua família muda-se para Joinville. Foi na cidade que ele realizou sua primeira Eucaristia. Sempre atuante nas atividades da Igreja, participou durante oito anos do grupo de jovens “JUSC”, fui catequista, animador de GBR, e missionário do dízimo.
No ano de 2000, participou do estágio vocacional e foi aceito no Seminário Divino Espírito Santo. Foi um tempo de amadurecimento da espiritualidade, de convivência comunitária e preparação para o início da faculdade, em Brusque. Foi lá que cursou Filosofia entre os anos de 2003 e 2005. Em 2006, foi enviado para o Santuário Senhor Bom Jesus, de Araquari/SC, onde auxiliava nas celebrações e participou de diversas formações.
Os estudos teológicos iniciaram no ano de 2007, em Florianópolis. Juntamente com Jean Prette, foi ordenado diácono no mês de março.

Marcos Antonio Viana

Marcos Antonio Viana tem 29 anos. Nascido em Nova Londrina, região Noroeste do Paraná, ali viveu até completar treze anos.
Sua infância foi marcada pelo clima religioso da pequena cidade. Após a separação dos pais, veio para Joinville onde continuou os estudos. Aos 16 anos, refletiu sobre qual projeto de vida abraçaria e o que daria sentido para a sua vida. A partir daí, deu início ao processo de despertar vocacional.
Em 1998, iniciou os estágios no Seminário Divino Espírito Santo e no Seminário dos Agostinianos, em Nova Londrina e Toledo/PR. Atuou em sua comunidade, onde conheceu um seminarista que lhe convidou para fazer estágio no seminário diocesano. Após realizá-los, foi aceito pelo padre Adenir José Ronchi, e ingressou no seminário propedêutico em 2002.
Deu continuidade aos estudos, e em março, foi ordenado diácono, juntamente com Jean Prette e Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!