2 de setembro de 2011

Travessia: passo a passo o caminho se faz!


Aproximai-vos do Senhor! (Ex 16,9).


Em 2011, o texto proposto para ser aprofundado no estudo bíblico é o livro do Êxodo nos capítulos de 15 a 18.


Sabemos que a Bíblia, além de ser “o livro da catequese por excelência”, é também fonte de inspiração para o trabalho da Igreja em todas as áreas. Há bastante tempo nos acostumamos com o mês da Bíblia, comemorado em setembro. É importante mantermos uma atividade assim, aprofundando a cada ano algo da mensagem bíblica. Muitos frutos preciosos vêm sendo colhidos ao longo do tempo. Com esse trabalho, temos a oportunidade de mergulhar no texto bíblico e fazer crescer tanto o amor à Palavra de Deus como um conhecimento mais atualizado de sua interpretação. 


Façamos a leitura Orante da Bíblia diária em nossas vidas!


Nos capítulos escolhidos para esse ano, encontramos episódios muito significativos da caminhada do povo pelo deserto.


- Cântico de Moisés e Miriam, água amarga que se torna doce, um lugar com doze fontes (Ex 15) e água que brota do rochedo (Ex17);


- Reclamações do povo diante das dificuldades encontradas no deserto.


- Alimento fornecido por Deus (codornizes e maná) para ser consumido com responsabilidade, sem acumulação - destaque para o sábado como dia de pausa nas atividades (não se colhe maná nesse dia);


- Uma batalha em que a vitória acontece porque Moisés, que anima o povo, tem suas mãos sustentadas por Aarão e Hur (Ex 17);


- Jetro ensinando Moisés a partilhar a liderança, formando equipes (Ex 18);


- A caminhada pelo deserto, no seu conjunto, é um símbolo potente da construção da identidade do povo, que se vai moldando ao regulamento da Aliança.


A caminhada, as leis, a travessia... Essas são expressões que aparecem no tema contemplando a iniciação à vida cristã, uma das urgências aprovadas nas novas diretrizes da CNBB.


Teremos a Assembleia Diocesana de Pastoral, onde vamos organizar a partir das novas diretrizes da CNBB, o Plano de Pastoral Diocesano. Padre Luciano dos Santos assumirá a coordenação diocesana de pastoral a quem desejamos sucesso e as bênçãos de Deus.


Aproveito para agradecer todos os diocesanos que caminharam com a equipe atual: aos vigários comarcais, às comarcas, ao Conselho Diocesano de Pastoral, ao Conselho de Presbíteros e ao nosso bispo dom Irineu Roque Scherer. Juntos, fizemos a caminhada na diocese, onde fui coordenador diocesano de pastoral nestes 6 anos. Aprendi muito. Deus seja louvado por tudo! Continuamos juntos na missão!


Minha Benção sacerdotal a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!