3 de outubro de 2011

Quando sentimos o peso da cruz






Na caminhada da vida, nos deparamos com inúmeras situações difíceis das quais muitas vezes achamos que não conseguiremos prosseguir. Os problemas do cotidiano são inúmeros: profissional, familiar, saúde e nos relacionamentos afetivos. A vida nos apresenta encantos, mas também desencantos, e por isso precisamos estar sintonizados junto ao amor de Deus. Se com Deus temos dificuldades, sem ele é impossível prosseguir.



Existem pessoas, que sofrem mais diante de alguma dor por não aceitarem o sofrimento. Quanto maior for a fragilidade de aceitação dos problemas, maior é a dor. Por sermos pecadores, somos frágeis, porém precisamos ser perseverantes na fé. Quando buscamos a força no inesgotável amor de Deus, vencemos as dificuldades e tribulações da vida. Para isso, necessitamos da oração, que é fonte de força de santidade. É necessário que entendamos que o sofrimento nos edifica e nos santifica; por isso precisamos estar na unidade da oração e sintonia com Deus. É através da fé que provamos da existência de Deus. Necessitamos da fé para alcançarmos as coisas do alto (Col 3,1-2). Só assim conseguimos carregar o peso da cruz. Não devemos fazer como aquele homem que já não suportava mais carregar o peso de sua cruz, pois achava pesada demais. Certo dia disse a Jesus: eu gostaria de trocar de cruz, esta já não estou mais suportando. Jesus então ouviu seus desabafos e levou-o a um local com milhares de cruzes e disse: “Meu filho, como vê aí, tem os mais variados tipos de cruzes, fique a vontade e escolha uma de seu gosto”. O homem então encantado com tantas cruzes largou rapidamente a sua e começou a experimentar outras. Após um tempo, escolheu uma. Todo satisfeito, veio ao encontro de Jesus dizendo: “Senhor, agora estou feliz, esta cruz com certeza poderei carregar sem tanto esforço e sofrimento”.


Jesus então colocou as mãos em seus ombros e disse: “Meu filho, esta cruz que você escolheu foi exatamente aquela que você possuía e deixou assim que chegou”.


Com isso, devemos compreender os mistérios da vida, crer que Deus não dá a cruz que não possamos carregar, desde que acreditemos que tudo podemos naquele que nos fortalece. Assim devemos viver no grande amor de Deus.


Tânia Regina Bueno - Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!