3 de outubro de 2011

Lançai a rede!






Pedro, Tiago e João foram pescar. Eram pescadores profissionais. Passaram a noite no mar e nada de peixes. De manhã cedo, Jesus viu duas barcas. Subiu na de Pedro e começou a ensinar o povo. Ao terminar seu discurso e ver a frustração dos pescadores, pediu para que lançassem as redes para águas mais profundas. E deu certo. As duas barcas se encheram de tantos peixes que as redes se arrebentavam.


São Pedro ficou muito espantado, não entendia o que estava acontecendo, sentiu sua pequenez e disse a Jesus: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” (Jo 5, 8).


Jesus os acalmou quando disse: “Não tenhais medo! De hoje em diante sereis pescadores de homens” (Jo 5, 10). Deixaram tudo e seguiram a Jesus.



Que belo texto, que bela lição destes homens maduros que se encantaram com as palavras daquele jovem que os desafiou a lançar as redes e a se tornarem pescadores de homens. Quem é capaz de seguir alguém sem uma promessa bem valiosa e segura? Ninguém se entrega à toa. Algo de muito especial os atraiu. Diríamos “ninguém é bobo pra se deixar enrolar”.


Eis porque Jesus se agradou dos homens rudes, pescadores profissionais sim, mas humildes e despojados. Encantou-se por eles e lançou também a sua rede para serem “pescadores de homens”. Chamou outros até completar os Doze. Depois, vieram os tantos discípulos.


Jesus continua passando pelos nossos caminhos e chama a todos para segui-lo. Ele sabe atrair. Convida para o casamento, para o sacerdócio, para a vida religiosa, para ser solteiro ou consagrado. Lança a rede do seu jeito. Ninguém pode reclamar que ficou de lado ou ter ciúmes de quem foi chamado para algo diferente. Se seguirmos a voz do Senhor jamais nos sentiremos tristes ou a sós. Ele não nos deixa faltar nada e nos ama com amor puro, límpido, delicado, pacífico, sincero, íntimo e forte. Une-se aos seus como dois amantes, não numa só carne, mas num só espírito.


Ele conhece nosso nada, nossa pequenez. Não castiga. Perdoa. Livra-nos do mal e das misérias. Concede-nos suas forças e seu poder para realizarmos com sucesso, a missão que nos confere. Não tenhamos medo de nos lançar na ação. Jamais estaremos sós. Ele estará conosco “até o fim dos tempos” (Mt 28,20).


Vocação é coisa séria, é uma missão por Deus confiada e que dá um verdadeiro sentido a vida. Não cabe ao “pescador” decidir onde e quando irá “pescar” e nem mesmo qual “isca” irá usar.


Quem prega o Evangelho deve pregar a todo tempo e “a toda criatura” (Mc 16,15). Se for pregado com testemunho, irá arrastar os homens, assim como peixes numa rede. Repare que este foi o trabalho de Jesus e dos apóstolos. Hoje é o nosso trabalho e nossa “pesca” terá sucesso apenas se for “sob sua palavra”. Sem ele, nada pescaram. Mas com Ele pescaram tanto, que as redes se rompiam. Que venham pescas milagrosas! Não gastemos nosso tempo com as coisas que nos parecem boas, mas com o que realmente é o mais importante e prioritário aos olhos de Deus. E sejamos felizes!


Dom Irineu Roque Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!