21 de dezembro de 2011

Com a Sagrada Família iremos mais longe


Natal é tempo de estar e ser com a família. Pela sua encarnação, Jesus nos aproxima da família da Santíssima Trindade.


Sozinhos como indivíduos vamos mais rápido. Mas juntos como família vamos mais longe. Que bom podermos terminar o ano e celebrar mais uma festividade da Sagrada Família. Uma comunidade pequena e grande ao mesmo tempo.


A família de Nazaré - Jesus, Maria e José - é o espelho para as nossas famílias. Vamos fazer como nas bodas de Cana. “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Essas palavras servem para animar nossa festividade.


Aquilo que Cristo nos diz neste momento particular constitui um forte apelo por uma grande oração com as famílias e pelas famílias.


Virgem Mãe convida a unirmo-nos aos sentimentos do Filho, que ama cada uma das famílias. Este amor foi expresso por ele no início da sua missão de Redentor. Rezemos pelas famílias de todo o mundo. Por ele, com ele e nele, rezemos ao Pai, “do qual toda a paternidade, nos Céus como na Terra, toma o nome” (Ef 3,15). A família nasce com o matrimônio. O casal não é apenas um símbolo da união e fecundo amor entre o Cristo e a Igreja, mas participa também desse mistério. Portanto, marido e mulher ajudam-se mutuamente na santificação tanto para abraçar a vida conjugal como para acolher e educar os filhos, e possuem no povo de Deus um lugar particular e uma graça própria (1Cor 7,7).


A família é o berço da vida. Por isso, precisamos acreditar sempre nela e no amor. Mas ambos são exigentes. Necessitamos crer nas suas forças, e a vitória é sempre daquela pessoa que mais acredita nela. Assim, proponho a você um pequeno credo. Um credo mais moderno. Ao professarmos nossa fé esclarecemos nossa religião e nossa religiosidade. Creio em Deus vivo e verdadeiro. Pai de todos que sorriu aos homens e mulheres pelo rosto de Cristo nosso irmão. Creio no Deus amor. Que está no meio de nós e caminha conosco. Creio na dignidade do homem. E nos direitos iguais para todos. Creio na força criadora do amor. Que faz o homem parceiro de Deus e transforma o mundo. Creio na justiça e na fraternidade. Com elas trabalharemos para uma sociedade mais humana e mais livre. Creio em Jesus Cristo. No Deus que se encontra com a humanidade e a chama para colaborar para a vida plena. Creio no Espírito Santo. Que renova a face da terra. Creio na Igreja. Com sua mensagem de libertação e com sua tarefa de fazer de nós sal e luz do mundo. Creio na ressurreição. Porque em Jesus Cristo e em todos nós, a vida triunfa sobre a morte como vitória do bem. Creio com muita humildade. Carregando a minha cruz sem perder a esperança e a coragem de viver em Paz. Procure sempre mostrar no que e em quem você acredita. Sempre dê razões para as suas esperanças. E, finalmente, digamos sim à vida e para as famílias. Que todas as pessoas possam andar pelas ruas do nosso bairro e da nossa cidade cantando: como é bom ter a minha família, como é bom! Que as graças divinas venham sobre você e sua família.


Obrigado por estar conosco, acompanhando a nossa missão aqui na Amazônia nesse ano e que Deus te abençoe e guarde!




Autor: Padre Carlos Alberto Pinto da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!