29 de fevereiro de 2012

Quarta-Feira de Cinzas e lançamento oficial da CF 2012

Na quarta-feira de Cinzas (22 de fevereiro) em nossa diocese, durante as celebrações e missas, realizou-se a imposição das cinzas na cabeça dos cristãos, para que se reconheçam limitados, fracos e imperfeitos e assim convertam seus comportamentos para Deus e mudem suas vidas. Clique aqui para ver as fotos!
Desde a antiguidade, existe o costume de cobrir a cabeça com cinzas para expressar a submissão à Deus e a decisão de mudar de vida. Foi assim que os ninivitas se cobriram com cinzas para mostrar sua mudança de vida - após os 40 dias de pregação de Jonas.

Estas ‘cinzas’ são feitas com a queima dos ramos secos, usados no Domingo de Ramos do ano passado. Lembram que Deus se reduziu à morte de cruz, para nos dar a vida eterna e a libertação da morte. É sinal de dor e penitência.

As cinzas significam também que devemos tomar consciência de nossos limites para motivar a mudança e a purificação de nossa vida. A mortificação dos sentidos para fortalecer o espírito e o despojar-se da ambição para se voltar aos irmãos e a Deus é o sentido deste dia.

O ministro diz as seguintes palavras: “És pó e a pó retornarás” ou “convertei-vos e crede no Evangelho”. É um convite a mudança de vida, a voltar-se para Deus, para Jesus Cristo que deu sua vida pela nossa salvação.

Também ontem (22) aconteceu o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2012 em todo o Brasil com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”. Em nossa diocese, houve uma coletiva de imprensa no período da manhã, com a presença de dom Irineu Roque Scherer – bispo diocesano; Padre Ivanor Macieski - assessor diocesano da Pastoral da Comunicação e vários jornalistas da imprensa local. Confira as fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!