7 de março de 2012

Congregações assumem trabalhos sociais na diocese

Recentemente, duas congregações chegaram à Diocese de Joinville para assumir trabalhos sociais. Uma será responsável pela Casa da Gestante Renascer e outra pelo Lar Betânia. Ao todo, serão oito religiosas trabalhando em prol das gestantes, crianças e idosos. Conheça um pouco do trabalho de cada uma delas:

Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo
Andréia Bastos, Keller Jenny Cordeiro, Marli Souza de Jesus, Luciane Eleotério e Thaiane Maria de Miranda chegaram a Joinville no dia 15 de janeiro. Elas fazem parte das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, cujo carisma é “Contemplar para evangelizar”. A congregação realiza trabalhos com crianças, idosos, pastorais, grupos de oração, paróquias e comunidades.

As cinco religiosas vieram à cidade a pedido do bispo, dom Irineu Roque Scherer, para assumirem a Casa da Gestante Renascer. “Esse tipo de trabalho sempre foi um sonho para a nossa madre e abraçamos essa causa em prol da vida”, explica a responsável, Andréia.

No local são atendidas grávidas em situação de risco, que ficam na casa até que o bebê nasça e complete três meses. Elas recebem acompanhamento para a reestruturação familiar com apoio psicológico, assistência social e encaminhamento para o trabalho.

Para Keller, que é joinvilense, a adaptação a cada lugar e a novas missões fazem parte da vida religiosa. “Dentro do carisma, uma completa a outra. A vida comunitária é uma graça muito grande, aprendemos a viver com amor. E essa foi uma escolha que fizemos, a nossa escolha”, argumenta.

Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus

Para assumir o Lar do Idoso Betânia chegaram a Joinville três irmãs pertencentes às Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: Isaura Carlessi, Gilda da Conceição e Jasseir Pina. A congregação está presente nos cinco continentes e em quase todos os estados do Brasil, atuando no setor da educação católica, pastoral da saúde, hospitais, asilos e santas casas, no serviço social e de promoção humana, na catequese e em diversas frentes missionárias.

Isaura, responsável pelos trabalhos, acredita que o grande desafio é conhecer a realidade do Lar. “Trabalhei a vida toda em hospital. Mas quando chegamos a um lugar novo, temos que conhecer e aprender como tudo funciona. Agora estamos nessa fase, de nos interarmos das coisas e nos adaptarmos”, explica.

Na vida religiosa há mais de 50 anos, Isaura acredita que a fé e o amor com que o trabalho é realizado fazem toda a diferença. “Viemos para continuar o que já existe aqui e melhorar o que for necessário”, completa.
 

Fonte: Marcela Passos - Jornalista Diocese de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!