13 de março de 2012

A Quaresma na nossa vida

O tempo litúrgico da Quaresma consiste em cinco semanas onde os cristãos são convidados a esperar a alegria pascal com espírito de oração penitencial e de caridade fraterna. Esta associação quaresmal é muito interessante e nos faz repensar e converter nossas práticas de vida. A oração acompanhada da caridade foi a grande boa notícia que Jesus nos trouxe e deixou como testamento a todos os seus discípulos. “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa” (Jo 13,15).

A oração nos aproxima de Deus, nos faz sentir de perto o amor que o Pai Eterno tem para com seus filhos. Através dela nos reconhecemos indignos de tanta graça dispensada sobre nós. É uma escola de humildade, de amizade e companheirismo com o Deus da Vida que caminha conosco e nos ensina, todos os dias, a rezar. Maria foi uma discípula fiel, que no silêncio meditava e rezava; Jesus, o Filho bem amado, se retirava para orar, e assim, compreendia a vontade do Pai; tantos são os santos, de ontem e de hoje, que se alimentaram e alimentam da oração e assim construíram e constroem seu caminho de santidade.

A caridade nos ensina a vivermos nossa verdadeira vocação. “Revesti-vos do homem novo, criado a imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4,24). O novo homem, redimido por Cristo, é convidado a abraçar com Ele a vida nova. O discípulo de Cristo olha para o céu e tem esperança, pois Ele nos prometeu o Reino que, desde a criação do mundo, nos foi preparado (cf. Mt 25,34). Nossa vida passa, o mundo engana e o cristão não se ilude. A caridade nos ajuda a viver o despojamento, nos liberta do egoísmo e nos ajuda a superar o desapego às coisas da terra. A caridade nos dignifica, nos ajuda a reconhecer no outro alguém como eu, nos faz perceber a realidade que precisa ser transformada com a ajuda de todos.

Assim, oração e caridade dão à Quaresma um sentido todo especial, que nos faz entender um pouco a vida de Cristo e conformar a nossa vida com a d’Ele. Pela oração somos discípulos; pela caridade somo missionários. Com a oração nos alimentamos; com a caridade evangelizamos. Pela oração falamos com Cristo e escutamos sua voz; pela caridade caminhamos com Ele e damos continuidade ao seu projeto de amor pelos confins do mundo.

O caminho quaresmal é sempre um convite para contemplar os sofrimentos de Cristo e a confiar nossos sofrimentos à sua renovadora graça. E neste caminho nos acompanha Maria, a Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe do Deus Crucificado, que como Medianeira das graças nos toma pela mão e conduz à luz da ressurreição.

Autor: João Eduardo Lamim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!