15 de março de 2012

Observações e Organização da Catequese


A catequese como um ministério da Igreja faz parte de um corpo orgânico e, portanto, integrada à pastoral de conjunto. É um processo dinâmico que se inicia no ventre materno, descobre as primeiras raízes da fé no ambiente familiar, desenvolve-se na comunidade e solidifica-se no engajamento comunitário e processo formativo que perdura toda a vida (cf.DNC, n 312)

Estamos diante de um comprometedor desafio pedagógico e cultural, que comporta uma chamada à conversão pastoral da ação catequética e a vontade decisiva de responder ao novo jeito de fazer catequese na visão da ação evangelizadora da Igreja, na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã.

Todo cristão comprometido percebe a necessidade de um bom processo de catequese permanente que promove em plenitude e alimenta diariamente a vida cristã ( cf. CT, 20), que dá ao sacramento o lugar que lhe cabe, e não faça dele um ponto de chegada sem prosseguimento de caminho, processo pelo qual o cristão vai aprofundando a acolhida do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo e se colocando na dinâmica do serviço aos irmãos.

Para tanto, é necessário levar em conta soluções locais criativas, adaptações, maneiras de conviver com eventuais carências, sem perder de vista a direção proposta pela diocese, para pouco a pouco, abraçar a catequese de inspiração catecumenal, numa caminhada conjunta para uma verdadeira iniciação à vida cristã.

É urgente superar a mentalidade e a preocupação quanto à idade para celebrar os sacramentos de Iniciação à Vida Cristã. O Diretório Nacional de Catequese lembra que, em relação à idade de catequese, a dificuldade não reside no estabelecimento de seu início, mas na idade para a celebração dos sacramentos, em especial, a Penitência-Eucaristia-Crisma (cf. DNC, n 312).

A Igreja de Joinville em suas orientações revela preocupação constante com o processo de educação da fé para que o catequizando conheça, acolha, celebre e vivencie o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo. O sacramento é consequência de uma fé assumida e realimentada dessa mesma fé (cf. CNBB, 97, 2.8).

Atenta às necessidades do povo que precisa da evangelização, do primeiro anúncio, da iniciação à vida comunitária e celebrativa, tendo em vista a unidade no processo catequético, aconselha critério para iniciar a catequese eucarística de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal.

Todavia, mais do que a idade, é indispensável respeitar a caminhada gradativa que a criança ou adolescente faz na família e na comunidade. Muitas crianças e adolescentes tem uma linda participação na comunidade eclesial que, por vezes, a catequese não leva em consideração.

O critério “idade” nivela a todos como um grupo. E dentro do grupo podem existir crianças, adolescentes e adultos sem nenhuma iniciação à fé e à vida comunitária. Estes, mais do que catequese, necessitam de evangelização, do primeiro anúncio e da iniciação à vida comunitária e celebrativa, leitura orante da bíblia e gestos de solidariedade e testemunho da comunidade.

O período de transição em que a diocese vive, necessita-se de alguns critérios que norteiam a realidade da catequese e a discussão com referencia à idade. Para as pessoas que receberam o sacramento do batismo, é aconselhável iniciar a catequese da eucarística com 8 anos completos. Quem está na faixa etária de 8 a 13 anos de idade e não recebeu os sacramentos do batismo e da eucaristia, a preparação é realizada para ambos os sacramentos. Dos 13 anos em diante será feita a preparação para a crisma. Com idade de 14 a 25 anos ou mais, as pessoas que não receberam nenhum dos sacramentos de iniciação, são preparados para o batismo, crisma e eucaristia. Nesse aspecto, a catequese, constitui um só momento de preparação para os três sacramentos. Mais do que a idade cronológica é importante valorizar a experiência de fé e a iniciação à vida comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!