30 de março de 2012

Vivendo a Semana Santa

O mistério pascal celebrado na liturgia

Para muitos fiéis a qualidade de liturgia e a decoração da Igreja ajudam a entender e a bem celebrar os mistérios da própria liturgia, por tanto devemos cuidar muito da preparação e do ambiente da celebração. Assim estaremos colocando algumas dicas e cuidados com o preparo da liturgia e do local da celebração.

Importante: Evitar bagunça, gente perdida sem saber o que fazer, desordem, flor de plástico, sujeira, falta de ventilação, qualidade ruim do som, ruídos desnecessários. Tudo deve ser preparado e ensaiado com antecedência.

1. DOMINGO DE RAMOS

Celebra a alegria da chegada de Jesus em Jerusalém, mas um Cristo que vem para dar a vida para nos resgatar, por isso durante a celebração é proclamada a paixão de Cristo, para que não se fique só na euforia, mas tenha-se consciência que para chegar à glória se passa pela Cruz.

Liturgia: Inicia-se a celebração fora da Igreja ou capela. Normalmente com a procissão para a capela. Primeiro o comentário, o Rito inicial, a bênção dos Ramos, a proclamação do Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém e então, cantando, começa a procissão para a Igreja.

Lá dentro, continua a partir do oremos. Deixar som ligado, grupo de cantos preparado para acolher a procissão e continuar o canto. Vem a Liturgia da Palavra, preparar bem a Leitura da paixão, se possível, as pessoas que vão fazer as personagens que coloquem túnicas; Na Paixão cuidar para que personagens homens sejam feitos por homens e personagens femininos sejam feitos por mulheres.

Durante alguns momentos propícios da celebração convidar os fiéis para abanar o ramos;  Orientar para não jogar em qualquer lugar os ramos bentos, mas guardá-los e depois de secos podem ser queimados para incensar a casa. Lembrar e motivar os fiéis para a coleta da Campanha da Fraternidade neste dia.

A COR DA LITURGIA É VERMELHO.

A DECORAÇÃO DA IGREJA:
- Usar para a decoração palmas, bastante verde, pois significam esperança.
- Preparar envelopes para a coleta da CF.
- Água Benta para a bênção dos Ramos
- Colocar em destaque o cartaz da Campanha da Fraternidade
- Ver som para a procissão
- Durante a procissão duas pessoas assessoram o padre. Ver alguém para cantar e ajudar nas orações.

2. QUINTA-FEIRA SANTA

Ceia do Senhor - Cristo sabendo que iria dar a vida pela salvação do mundo se reúne com os apóstolos para a última ceia. Durante a qual, como gesto de humildade lava os pés dos discípulos, institui a eucaristia e o sacerdócio. 

A Igreja neste dia repete o gesto de humildade do lava-pés, celebra a Eucaristia que atualiza a última ceia e pela parte da manhã todos os padres se reúnem com seu bispo, para renovarem as promessas sacerdotais. Durante esta Missa que tem o nome de Missa do Crisma, o Bispo abençoa os óleos que serão usados durante o ano. São três os óleos: Óleo do batismo; Óleo da unção dos enfermos; Óleo do sacramento da crisma.

A partir da quinta-feira, após a missa da noite se inicia a adoração ao Santíssimo Sacramento nas Igrejas e o silêncio toma conta da vida. Cristo é preso, julgado, maltratado e condenado a morrer na Cruz. Enquanto isso a Igreja permanece em oração e adoração. O altar é desnudado em sinal de união com o sofrimento de Jesus Cristo.

Durante a manhã acontece a bênção dos Óleos, (ÓLEO DO BATISMO, DA CRISMA E DOS ENFERMEOS) uma ocasião para reunir o clero em torno do Bispo. Assim a quinta-feira Santa torna-se um dia sacerdotal, com a renovação das promessas dos sacerdotes, lembrando a instituição neste dia do sacramento da ordem. Em muitas dioceses esta Missa está sendo celebrada na quarta a noite.

Durante o entardecer celebra-se então solenemente a instituição da Eucaristia, momento de alegria, Amor e Gratidão.  Recorda-se o exemplo de Jesus que quis lavar os pés dos discípulos, dando-nos o testemunho de serviço e humildade. Recorda-se a celebração da última ceia do Senhor, na qual ele se dá como pão da vida e Vinho da salvação.

Liturgia: Preparar uma celebração solene, entrar em procissão e circuncidar o altar como numa ceia. Usar o incenso. Na hora do glória bater as sinetas, o sino e a partir deste momento silenciam os instrumentos. Na hora do Evangelho na narração do lava-pés, o ministro deve lavar os pés de 12 pessoas, (Lavar simbolicamente um pé só de cada um). Neste ano escolheremos os profissionais da saúde. (Após o padre lavar o pés deles, eles lavarão os pés de pessoas da comunidade)
Após a comunhão levar o Santíssimo para o altar de adoração; Conduzir um instante da adoração e depois voltar para desnudar o altar; Devem ser retiradas as cruzes da comunidade e se não é possível remove-las então devem ser cobertas.

A COR DA LITURGIA É BRANCA.

A DECORAÇÃO DA IGREJA:
- Usar flores brancas, o branco deve ser o essencial, pois lembraremos a Eucaristia.
- Usar também em destaque uma estola, lembrado que neste dia foi instituído o sacerdócio.
- Preparar um segundo altar para transladar o Santíssimo e para a adoração. Colocar velas, sem exagero.
- Desnudar o altar principal no final de Missa. (Tirar toalha e flores, deixar o sacrário aberto).
- Preparar toalhas, bacias, jarra com água para o lava-pés.
- Procissão do ofertório
- Participação das crianças da Primeira eucaristia

3. SEXTA-FEIRA SANTA

Paixão do Senhor - Cristo após ser julgado por Pilatos é condenado a morrer crucificado. Após carregar a pesada cruz até o monte Calvário é nela crucificado. Aproximadamente às 18horas, no entardecer em Jerusalém, correspondente às 15horas em nosso horário, Cristo morre na cruz. Após sua dolorosa morte Cristo é sepultado por alguns amigos.

A Igreja hoje às três horas celebra a Paixão do Senhor, onde é lido da Sagrada Escritura o texto que narra a Paixão de Cristo e em seguida o padre solenemente descobre a cruz e os fiéis a adoram, pois dela veio a salvação.

Neste dia não há celebração da Eucaristia-missa, mas apenas a celebração da Paixão do Senhor. Esta atitude de respeito pelo jejum, abstinência, tristeza e silêncio é feita na esperança. Pela morte veio a vida; pelo fracasso aparente, a salvação dos homens.

Liturgia: Esta celebração possui 04 partes:

1) Prostração, e proclamação da Paixão do Senhor - O Ministro que vai presidir deve se prostrar, para tanto colocar um tapete em frente do altar; -As pessoas que vão proclamar a Paixão se possível coloquem túnicas.

2) Preces da Igreja Universal - Pode se acrescentar algumas preces próprias.

3) Adoração da Cruz - Os coroinhas ou alguém da liturgia deve segurar duas velas do lado da cruz; Os ministros após descobrirem a cruz, seguram-na para que as pessoas a beijem com respeito, lembrar de levar o paninho para limpar os beijos; Após a adoração deixar a cruz num lugar exposto para alguém que queira depois ainda adorá-la.

4) Liturgia da comunhão - Sobre o altar estende-se a toalha e coloca-se o corporal; Quando o Santíssimo estiver no altar convoca-se o povo para a oração do Pai Nosso e prossegue o rito de comunhão; Após a celebração o altar é desnudado. Onde se tem a imagem do Cristo morto, pode-se fazer um local propício para que a adoração prossiga junto ao Cristo morto. Onde for costume no entardecer pode se fazer a solene procissão do Cristo morto.

A COR DA LITURGIA É VERMELHA

A DECORAÇÃO DA IGREJA:
- Preparar um tapete para o celebrante se prostrar diante do altar
- Pode se fazer uma pequena motivação e convidar a comunidade a ajoelhar-se. O celebrante entra em silencio sem cato inicial.
- Preparar os leitores da Paixão e estes deve ficar todos juntos em pé diante do altar ou ao redor da mesa da palavra.
- Colocar no altar principal a toalha somente na hora da comunhão, Sem flores ou qualquer decoração;
- Preparar a cruz coberta com o pano (vermelho ou roxo) para ser descoberta na adoração;
- Sem sineta e cantos sem instrumentos.

4. SÁBADO SANTO

Vigília da Páscoa - Dia de espera, de silêncio e esperança. No anoitecer a Igreja se reúne ainda no escuro, ascende um fogo novo, o sacerdote o abençoa e dele é aceso o Círio Pascal, que significa a nova Luz, Cristo ressuscitado, Luz para nossas trevas. O Círio é solenemente introduzido na Igreja, logo em seguida se é cantado o Canto da proclamação da Páscoa “a alegre notícia da ressurreição de Cristo. Após as leituras do Antigo e do Novo Testamento se é solenemente cantado o glória, que já não se cantava desde o início da quaresma. Em seguida o sacerdote proclama o Evangelho da ressurreição. Os cristãos nesta noite celebram a alegria da vitória de Cristo sobre a morte. Com está celebração se inicia o tempo pascal.

Durante o dia a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte. No entardecer, então se celebra a vigília Pascal é chamada a Mãe de todas as Missas. Deve ser celebrada com calma e com muita fé. Pois é a celebração mais importante de Semana Santa. Nela se entra por inteiro no mistério da morte, ressurreição de Cristo e na água do Batismo a inserção dos batizados neste mistério Redentor.

Liturgia: Começa-se a celebração na rua, onde foi preparado o fogo novo, na capela as luzes ficam apagadas. Aceso o fogo, procedesse o comentário, a Bênção do fogo e deste se acende o Círio, ou um vela e desta se ascendem as demais velas. Entra-se em procissão na Igreja e três vezes o celebrante anuncia: “Eis a Luz de Cristo” o povo responde “Demos Graças a Deus”. Chegados no interior da comunidade ainda sob a luz de velas alguém proclama o Hino Exultet –Proclamação solene da Páscoa. Após o Hino pode se acender as luzes e se inicia a proclamação das Leituras e salmos (São 07 do Antigo Testamento e 02 do Novo Testamento). São muitas leituras contudo tem elas o objetivo de ligar a redenção com a criação do mundo, esta salvação que estava nos planos de Deus desde o inicio da criação. Durante as orações entre as leituras deve se ficar em pé. Na hora do Glória, quando se vai proclamar o anuncio da ressurreição volta-se a tocar os instrumentos, bater as sinetas e o sino; Após a homilia, se faz a invocação dos santos rezando a ladainha, abençoa a água para o povo levar e em seguida se faz a renovação das promessas do Santo batismo e nesta hora os fiéis pode acender novamente suas velas; Após a renovação o ministro pode aspergir o povo com água benta. No final da a bênção especial do Cristo ressuscitado.

 A COR DA LITURGIA É BRANCA

A DECORAÇÃO DA IGREJA:
- Cor branca ou amarelinha
- Símbolos principais o fogo, a vela a água batismal.;
- Decorar com bastante flores, toalhas novas;
- Preparar o fogo; -O Círio Pascal;
- A proclamação solene do hino chamado exultet;
- Destaque para a Palavra, e para o glória e o Evangelho que vão proclamar a alegria da ressurreição;
- A partir do glória volta a se tocar os instrumentos e as sinetas.
- Preparar em um lugar bonito e bem decorado uma vasilha com a água para ser benta.
- Pedir ao povo anteriormente para trazerem velas.
- Missa solene com o uso do incenso

5. DOMINGO DE PÁSCOA

A celebração deste dia é plena de alegria e esperança. A sequência pascal marca a emoção e esperança da comunidade. Jesus Cristo é o vencedor da morte.
Liturgia: Na procissão de entrada acolher a imagem ou o quadro do ressuscitado, acompanhado do Círio Pascal que deverá ser aceso durante todo o tempo Pascal, pois ele representa o Cristo ressuscitado; Pode até fazer uma pequena procissão com Cristo ressuscitado em volta da capela. Antes do Evangelho deve se proclamar solenemente em pé a sequência.

A COR LITÚRGICA É BRANCA

A DECORAÇÃO DA IGREJA:
- A decoração de sábado em questão de flores e toalhas;
- Colocar em destaque o Círio Pascal;
- Se possível uma imagem ou quadro (cartaz) do Cristo ressuscitado;
- Missa solene com o uso do incenso;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!