4 de abril de 2012

Espaço Infantil da Revista Diocese Informa - abril 2012

Oi amiguinhos, tudo bem?

Foram na missa? Que bom, então vocês devem ter ouvido falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que teve início no dia 22 de fevereiro. Vocês se lembram do tema?  É isso mesmo, “Fraternidade e Saúde Pública”.

Você sabia que essa é a 49ª Campanha da Fraternidade? E neste ano ela traz a discussão sobre a realidade da saúde pública no Brasil. O objetivo é contribuir para a qualificação, fortalecimento e consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde).

Mas para entender melhor sobre esse tema, vou lhes contar uma história:

A Onça com dor de dente

A onça estava com dor de dente. Seu grito de dor se ouvia em toda a floresta. Não sabendo a quem recorrer, foi até às margens do rio buscar uma folha que pudesse mastigar para aliviar sua dor. Qual não foi sua surpresa quando percebeu um grande movimento dos animais reunidos em Assembleia.

Ela então tomou conhecimento que havia uma epidemia de dengue em toda a região, em virtude da grande proliferação de mosquitos e por conta da poluição e das águas acumuladas em recipientes plásticos. Muitos discursos inflamados exigiam providências. Soube também que o macaco Chico, seu amigo, estava hospitalizado, em decorrência da doença. Imediatamente a onça procurou o hospital para ser solidária a seu amigo enfermo e buscar ajuda para sua dor de dente.

A onça ficou espantada com o que viu: seu amigo macaco tomando soro no chão sujo e cheio de baratas. Soube também que para o atendimento odontológico era necessário entrar numa lista de espera que já continha 2 mil nomes. A onça revoltada ligou para a TV vir registrar o que estava acontecendo. O repórter Bentevi chamou o Dr. Gato, responsável pelo hospital, para prestar esclarecimentos. Ele falou que a situação era crítica e que todos precisavam lutar por uma saúde pública de qualidade, fazendo uma mobilização para que ela fosse levada a sério e tratada com mais atenção e prioridade. Pergunta-se:

• Será que essa história, que aconteceu com os animais da floresta, acontece também com as pessoas?
• Qual a relação entre limpeza, higiene e saúde?
• De que forma a doença do macaco Chico poderia ter sido evitada?
• Que investimentos o hospital deveria fazer para enfrentar uma situação de epidemia?

Mande suas respostas até o dia 10 de Abril para
lijorna2004@yahoo.com.br e concorrerá a um brinde surpresa oferecido pela Tia Lili, além de ter seu nome divulgado na próxima edição. Só que tem que se apressar, pois o sorteio acontecerá no dia 12 de Abril.

Ah, e não se esqueça de escrever no e-mail seu nome completo, idade, cidade e bairro onde mora, e também o nome da paróquia que pertence.

Então Boa Sorte Amiguinhos!
 

Fonte: Lilian Antunes Negri - Catequista e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!