5 de abril de 2012

Festa da Divina Misericórdia

Divina Misericórdia

Canonizada no dia 30 de abril de 2000, a religiosa polonesa santa Faustina Kowalska recebeu as mensagens de Jesus sobre sua Divina Misericórdia. No século XX Jesus visitou Santa Faustina e lhe mostrou seu coração traspassado do qual emanam raios de luz branca (a água do batismo) e vermelha (seu sangue) e lhe encomenda a missão de fazer com que os homens conheçam sua misericórdia.

Santa Faustina nasceu na aldeia de Glogoviec, em Swinice Varckie, Polônia, no dia 25 de agosto de 1905. Extenuada fisicamente por completo, mas plenamente adulta de espírito e unida misticamente com Deus, faleceu no dia 5 de outubro de 1938, aos 33 anos, dos quais 13 foram vividos no convento. O Senhor a favoreceu com muitas graças extraordinárias: os dons de contemplação e de profundo conhecimento do mistério da Divina Misericórdia, visões, revelações, estigmas ocultos, os dons de profecia, de ler as almas humanas, e desposórios místicos.

Em 1997 o Papa João Paulo II fez uma peregrinação a tumba da Beata Faustina na Polônia, lhe chamou "Grande apóstolo da misericórdia em nossos dias". O Papa disse: "A mensagem da Divina Misericórdia sempre tem estado perto de mim como algo muito querido. Em certo sentido forma uma imagem de meu Pontificado".

Terço da Divina Misericórdia

Início: Pai-Nosso, Ave-Maria, Creio
Nas contas grandes: Eterno Pai, eu vos ofereço o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação de nossos pecados e os do mundo inteiro.
Nas contas pequenas: Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Ao final do terço (três vezes): "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro."

A Hora da Misericórdia

Em 1933, Deus ofereceu a Irmã Faustina uma impressionante visão de Sua Misericórdia. "Vi uma grande luz, e nela Deus Pai. Entre esta luz e a Terra vi Jesus pregado na Cruz de tal maneira que Deus, querendo olhar para a Terra, tinha que olhar através das chagas de Jesus. E compreendi que, somente por causa de Jesus, Deus está abençoando a Terra", relatou. Jesus disse à Irmã Faustina: "Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão. Procura rezar nessa hora a Via-Sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres, e se não puderes rezar a Via-Sacra, entra ao menos por um momento na capela, e adora a meu Coração, que está cheio de Misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento".

A comunidade da nossa diocese

Duas comunidades se uniram para formar a Comunidade Jesus Misericordioso, que está localizada no bairro Boa Vista, em Joinville. Mais de 300 fiéis participam das missas cotidianas. “A Divina Misericórdia é uma devoção muito grande aqui na cidade. E esta comunidade adquiriu uma característica muito forte dessa devoção”, explica o pároco, padre Otávio Ferreira Antunes.

O terço da misericórdia é rezado todos os domingos antes da missa. Na segunda sexta-feira de cada mês, às 15 horas, acontece a oração do terço e, às 19 horas, a Santa Missa onde as pessoas levam objetos para serem abençoados.

O sonho da comunidade é construir uma igreja e transformar o local em um Santuário da Divina Misericórdia. O terreno onde deve ocorrer a construção está em fase de legalização. Após a liberação, será desenvolvido um projeto para o futuro santuário, que será o primeiro da diocese.

Festa da Divina Misericórdia

A biografia de Santa Faustina narra que o Senhor lhe recordava frequentemente Seu desejo de que se estabelecesse a Festa da Divina Misericórdia. Ao final da Canonização de Santa Maria Faustina o Santo Papa declarou o segundo domingo de Páscoa como o "Domingo da misericórdia Divina", estabelecendo a Festa da Divina Misericórdia que Jesus tanto pedia a Santa Faustina.

O Santo Papa disse: "Em todo o mundo, o segundo domingo de Páscoa receberá o nome de Domingo da Divina Misericórdia. Um convite perene para o mundo cristão a enfrentar, com confiança na benevolência divina, as dificuldades e as provas que esperam ao gênero humano nos anos vindouros".

Para celebrar a data, a Comunidade Jesus Misericordioso, da Diocese de Joinville preparou uma extensa programação. Confira:

NOVENA:

6/4 às 14h30
7/4 às 15 horas
8/4 às 15 horas
9/4 às 18h45
10/4 às 18h45
11/4 às 18h45
12/4 às 18h45
13/4 às 18h45
14/4 às 18h45

TRÍDUO – MISSAS:

12/4 – 19h30 – Padre Osmar
Liturgia – Comunidade Santa Luiza
Tema: “O SACRAMENTO DO PERDÃO”
Após a missa: Macarronada

13/4 –19h30 – Padre Ivanor
Liturgia – Paróquia São Francisco de Assis
Tema:  “O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO”
Após a missa: Canja

14/4 – 19 horas – Padre Edson
Liturgia – Comunidade N.S.Imaculada Conceição
Tema: “O SACRAMENTO DA EUCARISTIA”
Após a missa: Galeto

15/4 – 8h30 às 10h30 – Louvor e Adoração ao Santíssimo – Padre Jorginho
9h30 às 11 horas - Confissões – Padre Otávio
11h30 – Almoço – Churrasco
13 horas – Sorteio da Rifa
15 horas – Missa e terço da Divina Misericórdia – Padre Otávio e Padre Edson
Liturgia Comunidade Jesus Misericordioso
Tema: “SEDE TESTEMUNHA DA MINHA MISERICÓRDIA”

Testemunhos

“Há mais de cinco anos, com uma depressão que parecia incurável, iniciei um tratamento para curar uma lesão no útero e não tinha esperança alguma de engravidar. Em uma quarta-feira, no mesmo dia em que o tratamento teve início, minha mãe iniciou uma novena com o Terço da Misericórdia. Em menos de um mês, minha lesão diminuiu bastante e, pouco depois, engravidei e hoje tenho um garoto maravilhoso. Que a Divina Misericórdia continue a produzir seus bons frutos no mundo.” Adriana Souza

“Fui a uma reunião da Divina Misericórdia há oito meses e, de lá para cá, comecei a fazer o Terço da Misericórdia. Minha vida começou a melhorar muito e meus pedidos foram ouvidos. Jesus é maravilhoso. Mas, o mais maravilhoso foi após a Festa da Misericórdia deste ano. Nós ficamos em oração durante todo o domingo e na segunda-feira, o primeiro pedido foi alcançado: minha sogra passou em um concurso e consegui um aumento de salário após dois anos de luta. Por isso estou aqui para agradecer a Deus.” Zélia Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!