5 de abril de 2012

Os valores na vida das pessoas

Estamos num tempo que corre violentamente, e quando nos percebemos os filhos já não são mais crianças e já não nos sentimos tão jovens. Este é o resultado do tempo desta caminhada na terra. Diz o grande escritor Coelho Neto: “a célula materna da sociedade é a família, onde a escola é a grande coadjuvante cultural, prioridade de formação de vidas para as pessoas”. A escola não pode simplesmente refletir a sociedade. Cabe a ela transformar, pois lida com mentes em formação. Daí a importância dos governantes repensarem a grade curricular, onde deveria constar como disciplina de estudo o Ensino Religioso, focando “valores”. Se esta política social fosse avaliada com carinho a consequência deste aumento de criminalidade, insucesso dos pais em exigir obrigações dos filhos e desamor de um para com o outro seria menor. O amor também é um aprendizado, temos que nos alertar para o amor, este grande alicerce da alma.

Ouvimos pessoas maduras relatarem suas vidas falando de tempos diferentes dos de hoje, onde a família era prioridade, assim como o casamento, um sacramento indissolúvel. Os casais se suportavam mais, superavam as dificuldades juntos e assim criavam seus filhos com valores simples, onde ser é o que importava, diferente de hoje, onde o ter fala mais alto. O mundo precisa de valores educativos e espirituais. Deus precisa  entrar na essência  das pessoas, nas famílias e também nas escolas.

E essa possui uma grande função social e precisa sim focar os valores de Deus. Assim educaremos nossos alunos para vida cristã. O que está acontecendo no mundo inteiro, o desamor, a violência, o desrespeito  para com o outro, é falta de amor de bases espirituais. Família e escola precisam ser aliadas em uma profissão de fé, não focando as religiões em si, mas o amor de Deus.

Assim teremos cidadão melhores, pessoas mais resolvidas, felizes e realizadas. As drogas e o álcool mostram a fraqueza humana que o indivíduo busca para uma falsa realização. É preciso que família  e sociedade despertem para  o mundo espiritual. A oração é fonte de força e libertação. Devemos lembrar que o telefone do céu é uma oração, quem quiser ligar é de joelhos no chão. Então seja uma pessoa de oração, assim estaremos sintonizados com o céu, sendo pessoas mais fortes na fé e mais felizes.

Autor: Tânia Regina Bueno - Professora e psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!