25 de abril de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais

«Silêncio e palavra: caminho de evangelização»
[Domingo, 20 de Maio de 2012]

Neste ano no Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa em sua mensagem  aborda a relação entre silêncio e palavra: “dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas.”

O silêncio, diz o Papa, “é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos.” Falando do silêncio o Papa destaca aquilo que é primordial na comunicação a necessidade de ouvir o receptor. Muitos de nós achamos que comunicação é falar, mas a comunicação é a arte de se colocar em comum, ou seja dar e receber, falar e ouvir.  “Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços.”

Em nossos dias, quando muitos buscam nas redes sociais respostas a anseios mais profundos, onde manifesta-se a inquietação do ser humano, a diversidade de opiniões, a busca da verdade, de relacionamentos, o Papa nos alerta para nestes espaços ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. “...A solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio>>... No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo.”

O Papa destaca a importância do silêncio em nossa comunicação com o próprio Deus: «Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação é que surge o desejo de anunciar, de proclamar as maravilhas de Deus, de ir ao encontro do próximo, de tornar-se o amor que comunica a vida, que faz de sua vida um dom.

O papa conclui destacando que, “educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo.”

BENEDICTUS PP. XVI


DICAS PRÁTICAS PARA A CELEBRAÇÃO DO 46º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
Em nossa diocese estaremos celebrando este dia tão especial em comunhão com o Interdiocesano dos Grupos Bíblicos de Reflexão, que acontece na Arena em Jaraguá do Sul.

Pedimos a todas as lideranças da Pastoral da Comunicação que não meçam esforços para participarem deste encontro em Jaraguá do Sul como também de celebrar este dia em suas comunidades. Abaixo citamos algumas sugestões para o encontro na Arena em Jaraguá do Sul e também para as celebrações nas comunidades:

Sugestões para a nossa presença e participação no Interdiocesano em Jaraguá:1. Dialogar com a coordenação do GBR de sua paróquia para usarem o mesmo meio de locomoção até Jaraguá do Sul;
2. Convocar com carinho todos os membros da Pascom e simpáticos da comunicação para que participem deste evento;
3. O Encontro terá início às 8h30 e término as 15 horas com a celebração da Santa Missa. O almoço será partilhado, cada pessoa deve levar o alimento para partilhar. No local haverá venda de salgadinhos.
4. Conversar com o pároco para acordar os custos e seu pagamento;
5. Teremos um espaço para estandes, sendo assim, cada paróquia com suas comunidades, pode levar todo o material que gostaria de mostrar e que usam normalmente para comunicar, ou seja: cartazes, banners, faixas, folders, jornais, revistas, vídeos, etc.
6. Podemos também caracterizar alguns personagens, exibir no local alguma dinâmica, teatro, destacando em especial o tema da reflexão deste ano: «Silêncio e palavra: caminho de evangelização»!
7. Teremos um momento durante o encontro para falar e nos apresentar no palco. Para tanto convidaremos todos a subirem no palco e com isso se torna importante quem tem, trajar camiseta da pastoral da comunicação ou algo que identifique. Queremos finalizar esta apresentação cantando a canção: “Ide por todo o universo meu Reino anunciar....”

Sugestões para a celebração em nossas comunidades:1. Conhecer a mensagem do papa Bento XVI para esse dia. Conheça toda a história dos Dias Mundiais das Comunicações Sociais;


2. Fazer encontros nas comunidades, especialmente com o membros da Pascom para estudar e refletir a Mensagem do Papa.
3. Promover momentos de encontro e reflexão nas comunidades, com as lideranças e com os profissionais da comunicação, para refletir a mensagem e confraternizar-se;
4. Motivar as equipes de liturgia para preparar a celebração do Dia Mundial das Comunicações, celebrado no domingo da Ascensão do Senhor - 20.5.2012.


5. A Pastoral da Comunicação poderá promover algum debate, seminário ou palestra sobre o tema, convidando especialistas, quando possível. 


6. Falar do tema do Dia Mundial das Comunicações em programas de Rádio, Televisão, Internet, Jornais paroquiais ou locais e em outros espaços possíveis. 

7. Mandar uma mensagem aos comunicadores(as) cumprimentando-os por esse dia.


8. Fazer uma exposição ou feira educativa, para que as pessoas conheçam e valorizem os meios de comunicação católicos: revistas, jornais, livros, CDs, DVDs, Sites, Boletins, Programas de Rádio, TV.


9. Mobilizar o mundo da educação: professores(as) com o tema, para que promovam atividades, algum concurso de redação ou outras iniciativas com criatividade.
10. Organizar procissões, orações, mensagens, presença ativa nas celebrações dos membros da Pascom.
11. Conversar com os sacerdotes, para que os mesmos também deem destaque ao Dia Mundial das Comunicações Sociais e a Comunicação a serviço da evangelização;
12. Convidar os profissionais da comunicação para a celebração da Santa Missa e que possam receber no final uma bênção especial;
13. Promover oficinas para aperfeiçoar o modo de fazer comunicação na Igreja;
14. Realizar concurso, de redações ou até mesmo de fotografias a partir de um tema;
15. Premiar obras ou pessoas que se destacaram na comunicação religiosa.  
 

Fonte: Padre Ivanor Macieski - Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!