20 de abril de 2012

“Não pronunciarás em vão o nome do Senhor teu Deus” (Ex 20,7)

Para muitos os dez mandamentos da lei de Deus podem ser taxados como algo ultrapassado, vencido, que caiu no esquecimento. Deus nunca se esqueceu de seus filhos. Sabemos que Ele é Pai que se revelou para a humanidade por pura gratuidade, porque sendo pai quer que seus filhos vivam no amor e na felicidade.

Um Deus que se revela através da história, que entra para fazer parte da nossa vida. Que é cheio de amor. E a nós cabe a tarefa de conhecer mais a Deus e seus ensinamentos. Como no mês passado, queremos recordar neste mês o quão importante é se aprofundar no mistério de Deus. Sabe-se desde pequeno que o nome de Deus é Santo, e não devemos brincar com seu nome.

Para os judeus, por exemplo, por respeito não o pronunciam, ao invés de Iavé, dizem Adonai que significa meu Senhor. E fazem porque o nome de Deus é impronunciável. Este mandamento é um convite ao não abuso do nome de Deus.

Nos dias atuais vêem-se verdadeiros abusos, usa-se o nome de Deus desnecessariamente e erroneamente. O nome de Deus se tornou objeto de manipulação, usa-se seu nome em canções com temáticas pejorativas, usa-se também para ganhar dinheiro.  Ao contrário, o nome de Deus deve ser guardado na memória num silêncio de adoração amorosa (C.f Zc 2,17).

A blasfêmia opõe-se fortemente contra este mandamento. Porque “consiste em proferir contra Deus – interior ou exteriormente – palavras de ódio, de ofensa, de desafio, em falar mal de Deus, faltar-lhe com o respeito ao abusar do nome do Criador” (CIC 2148). Certamente quem age desta forma está contra o amor, pois está falando mal do próprio amor, ou seja, do próprio Deus que nos ama e como Pai está sempre a dizer: “meu filho tudo o que é meu é teu” (Lc 16,31). Deus nos perdoa, cabe a nós a consciência e o esforço de conversão.

Assim como blasfemar a Deus, agir também desta forma contra a Igreja, os Santos e as coisas sagradas, é blasfêmia. E ainda recorrer ao nome de Deus para encobrir atitudes criminosas, reduzir povos a servidão, torturar ou matar.

Deus é este pai que sabe perdoar, que é Santo, que sendo fiel nos convida a fidelidade, ao respeito e ao amor. Amar a Deus consiste em amá-lo na plenitude. É difícil alguém falar mal de uma pessoa querida e amada. Justamente por isso precisamos amar a Deus, deixar ele nos amar e assim nossa boca não falará mal do nosso amado.

Como é profundo escutar no cotidiano de nossas vidas: vai com Deus, Deus abençoe, se Deus quiser. Quem age assim, usa o nome de Deus porque o ama, e ama os seus irmãos.

Pecados contra este mandamento

- Pronunciei sem respeito o nome de Deus?
- Falei nomes feios? Palavrões?
- Roguei pragas? Blasfemei contra Deus, a Virgem Maria e os Santos?
- Deixei de cumprir uma promessa que fiz?
- Jurei falso? Pronunciei levianamente o nome de Deus?
- Fiz piadas ou brincadeiras com coisas santas?
- Profanei o Santíssimo Sacramento, pessoas, lugares, imagens, coisas, consagrados a Deus?
 

Fonte: Jackson Rampellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!