18 de maio de 2012

CDH - Centro de Direitos Humanos

O Centro de Direitos Humanos de Joinville faz parte de um movimento nacional articulado a nível regional e nacional e atua em diversas
áreas, entre elas saúde, mulher, criança e adolescente e luta pela moradia. “As pessoas ainda acham que Direitos Humanos é para defender o bandido, o presidiário. Este é um preconceito muito ultrapassado. Todas as pessoas têm os seus direitos violados”, explica a advogada Cynthia Maria Pinto da Luz.
O Programa de Acolhimento Social (PAS) realiza atendimento interdisciplinar nas áreas de direito e psicologia. “A importância do atendimento jurídico e psicológico é que muitas vezes não há solução jurídica”, argumenta a advogada. São mais de 400 atendimentos por ano. Moradia é o carro-chefe, principalmente por conta das cheias dos últimos anos. Mas família, guarda dos filhos, separação, sistema prisional, violência policial e violência contra a mulher também estão entre os temas com maior demanda de atendimento.
O maior usuário do CDH é o público carente, mas qualquer pessoa pode procurar atendimento. Normalmente quem procura o local já foi diversas vezes mal atendido em outros lugares e não conseguiu resolver os seus problemas. Por isso, o Centro de Direitos Humanos oferece acolhimento gratuito e humanizado.
Mas o foco principal é formação. Contribuir para que as pessoas adquiram conhecimento. Focar nos bairros, nas mulheres, para potencializar outras ações como o Seminário de Segurança Pública. É importante para que as pessoas identifiquem, conheçam e saibam como trabalhar. Os encontros das formações são temáticos para que as pessoas possam trabalhar por afinidade de tema.
Todos os atendimentos realizados no local são gratuitos. Além disso, a sede oferece espaço para reuniões de grupos e movimentos. Os membros da comissão tem atuação direta nos conselhos municipais de: saúde, mulher, patrimônio, criança e adolescência, idoso, saúde alimentar, carcerário, cidade, regularização de moradia (déficit agravante com as enchentes, regularização áreas de mangue). Participa também da Comissão Ecumênica, onde é referência na coordenação de trabalhar os Direitos Humanos no ecumenismo.
Ajude a manter!
O CDH possui sede própria construída com o apoio da Comunidade e Cooperação Nacional. Mas por ser uma Organização Não-Governamental
(ONG), se sustenta com projetos de Agência Nacional, igrejas, projetos nas áreas e doação de filiados e simpatizantes. Você também pode ajudar doando através de depósito bancário ou da conta de luz. Informe-se pelo telefone (47) 3025-3447.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!