13 de dezembro de 2011

Casa da Gestante Renascer


Aconchego, apoio psicológico e social e abrigo. Esses são alguns dos valores oferecidos pela Associação Beneficente Renascer - Casa da Gestante Renascer. O projeto teve início há 14 anos, e desde então passou a dedicar-se a gestantes em risco social.


Conforme Ana Aparecida Armanini, coordenadora geral desde o início das atividades, a casa primeiramente, atendia adolescentes carentes, de idades entre 12 e 17 anos. Após um ano de atuação, passou a receber gestantes. “Percebemos que era uma necessidade da região, pois muitas crianças estavam sendo abandonadas”, recorda. Este é o único abrigo da região que dá auxílio para as mães e também aos filhos.


A gestante pode ser atendida pela casa desde o seu primeiro mês de gravidez até o bebê completar três meses de vida. Muitas delas são abandonadas pelo companheiro e pela família. Sem opção, são encaminhadas muitas vezes, pela Secretaria de Assistência Social, Delegacias da Mulher e as próprias maternidades. Em seguida, é feita uma triagem com a assistente social e a psicóloga para verificar cada caso. Se a mulher estiver disposta a receber auxílio, tem também de se adaptar e cumprir regras para que a casa se mantenha organizada. “Temos uma rotina diária que deve ser respeitada”, enfatiza Ana. Ela reforça que muitas das mulheres chegam não somente grávidas como também acompanhadas dos filhos menores, que também ficam hospedados no abrigo.


As mulheres realizam todo o serviço da casa – limpeza e organização do espaço – e se dedicam aos cuidados dos filhos (tanto as crianças e adolescentes como os bebês recém nascidos). Além disso, são promovidos projetos de integração e capacitação na casa, onde todas as atendidas participam.


O trabalho da “Casa da Gestante Renascer” não se resume apenas ao espaço para abrigar estas mulheres.


Uma equipe de profissionais atua tanto com as gestantes, quanto com as respectivas famílias.  Conforme Ana, o trabalho é desenvolvido para que assim que a mãe sair com seu bebê possa encontrar uma família esperando por ela. “Somos a vez e a voz dessas mulheres”, comenta.


A associação conta com o auxílio de voluntários para, eventualmente, desenvolver projetos. Mas praticamente todas as atividades na casa são desenvolvidas por profissionais que atuam de forma regular.  Trata-se de assistente social, psicóloga, coordenadora e orientadora interna, que contribuem para que os trabalhos da casa sejam executados de forma organizada e séria.


Para manter a estrutura da associação, parcerias com o estado e a prefeitura são realizadas. Mas Ana alerta que não são suficientes. “A quantia é pequena, portanto, realizamos alguns eventos para arrecadar recursos”, comenta.


“Importante frisar que seguimos rigorosamente as leis estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatiza Ana. Momentos de espiritualidade também são proporcionados às gestantes. Em uma pequena capela, as mulheres podem ter um encontro com Deus. O que Ana reforça que não é imposto. “Procuramos levar a Igreja onde a Igreja não pode ir”, explica.


Para Ana, tantos anos dedicados ao trabalho na associação lhe trouxeram grandes recompensas. “É muito gratificante ver mães que saem daqui com suas famílias estruturadas”, comemora ela.


Recentemente, houve mudanças na diretoria na Associação Beneficente Renascer. 
Confira:


RELAÇÃO DE NOMES DA DIRETORIA


Exercício de 2010 - 2011


Presidente: Fernando Mezadri 
Vice-presidente: Miriam Cristina Xavier
Secretária: Taís Marlow Armanini Tomaselli 
2° Secretário: Odelir Sebastião Mafra Júnior
Tesoureiro: Rodrigo Tomaselli
2ª Tesoureira: Reni Murara. 
Como membros do Conselho Fiscal: Telmo José Armanini, Aldolino Vavassori e Mauro Assunção Xavier - como membros efetivos 
Mário Pinter, Mylene Valladares Sales e José Luiz Minervina - como suplentes.


Exercício de Dezembro/2011 - Dezembro/2013


Presidente: Padre Ivanor Macieski 
Vice-presidente: Jacson Kachan Verchai
Tesoureiro: Jacson Piero Galvão 
Secretária: Andréia Aparecida Pandolfi dos Santos  
2° Secretário: Paulo César Machado 
Como membros do Conselho Fiscal: Aldolino Vavassori, Fernando Mezadri e Rodrigo Tomaselli
Como membros suplentes do Conselho Fiscal: Taís Marlow Armanini Tomaselli, Mário Pinter e Marilda Longo Kestering.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!