3 de janeiro de 2012

Conheça a Pastoral dos Empresários


No início, eram apenas reuniões que aliavam a troca de experiências profissionais e a espiritualidade. Depois, veio a ideia de transformá-las em algo regular e formalizado.


Foi assim que nasceu a Pastoral dos Empresários da Diocese de Joinville. Os primeiros encontros, ainda que desprenteciosos, tiveram como sede a Paróquia Senhor Bom Jesus, do bairro Aventureiro. Conforme Rudinei Luiz Floriano, um dos coordenadores da pastoral no bairro Vila Nova, o pároco Ivam Macieski foi o maior incetivador para que a pastoral fosse fundada.


Segundo Floriano, as primeira atividade do grupo de empresários foi com o objetivo de angariar recursos para a festa da paróquia.  “Quem estava à frente era o senhor Anelísio Machado, empresário de uma escola técnica profissionalizante da cidade”, relembra.


A partir desse momento, houve necessidade de encontros periódicos. Para organizar o grupo, teve início então a pastoral. Floriano assumiu a coordenação de um núcleo de empresários dos bairros Costa e Silva, Vila Nova e Glória. O dia a dia agitado dos participantes do grupo dá espaço para momentos de partilha e planejamento. “Vários empresários se interessam e buscam conhecer a pastoral”, afirma o coordenador. De acordo com ele, pode-se observar uma evolução e o desenvolvimento de ações dentro das obras sociais da Igreja.  Atualmente, 80 pessoas participam das reuniões dos grupos, que se encontram nas regiões leste e norte. Desde o mês de novembro, um novo grupo foi formato.


Trata-se dos empresários da zona Sul de Joinville. Conforme Floriano, a configuração dos grupos se dá pela falta de tempo dos participantes. Os encontros são mensais, sendo que a coordenação encontra-se semanalmente ou quinzenalmente.


O principal desafio da pastoral está em ajudar as obras sociais. “Nossa Igreja é inteligente e deve conseguir recursos sem necessitar de caridade. Nossas obras devem ser auto-sustentáveis”, fala.


Atuando desde maio de 2010, o grupo já participou de palestras e pretende realizar formações para o próximo ano. Além disso, atua junto ao Lar de Idosos Betânia e desenvolverá uma importante iniciativa em um colégio da cidade. No dia 17 de dezembro será promovido um dia de atividades com as crianças, que enfatizará o verdadeiro significado o natal cristão.


Para 2012, os planos são de adquirir uma sede própria e promover retiros e atividades, principalmente em importantes datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal.


Para Floriano, as principais dificuldades para que a pastoral realize suas atividades está justamente na rotina agitada dos empresários, o que dificulta a conciliação de horários. Mas a recompensa supera qualquer correria. “ A troca de experiências empresariais e cristãs são muito boas. Posso falar por mim...agora compreendo que uma empresa também possui uma função social”, enfatiza o coordenador.


Fonte: Revista Diocese Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!