16 de março de 2012

Caminhada Penitencial

A Paróquia Santo Antônio do bairro Bom Retiro tem por tradição a realização da Caminhada Penitencial que, neste ano, está na 7ª Edição.

Como nos outros anos, os peregrinos partirão da frente da Igreja Matriz Santo Antônio a meia noite - zero hora do dia 18 de março - com destino ao Santuário Senhor Bom Jesus no município de Araquari/SC.

Durante o trajeto, paroquianos vão dando apoio com carros e uma van aos caminheiros, levando água, frutas e dando todo o tipo de suporte, inclusive, se alguém perceber que não tem mais condições de caminhar, decidem se querem retornar ao seu destino ou se querem ser conduzidos ao Santuário e lá aguardar os outros caminheiros. Depois da saída da Igreja Matriz são feitas cinco paradas em pontos previamente escolhidos, nestes pontos costuma-se fazer alongamentos, orações, em alguns dos pontos de parada os proprietários oferecem um lanchinho leve (suco, água, bolacha e biscoito) e também o uso de sanitários para quem sentir necessidade.

A caminhada tem aproximadamente 35 km e leva em torno de 7 horas para os mais bem preparados fisicamente, não passando de 8 horas para os demais.

Ao chegar no Santuário os romeiros são acolhidos pelas lideranças da comunidade de Araquari, em seguida participam da celebração eucarística. Depois da missa alguns retornam com ônibus disponibilizado pela paróquia, outros, os familiares vão buscar.

Por volta das 10 horas todos já estão retornando a Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!